RESÍDUOS INDUSTRIAIS : PREPARAÇÃO PARA FISCALIZAÇÕES E CERTIFICAÇÕES


por Fabertech Treinamento em 05/12/2018 | Visitas 0


Form-FiscalizacaoResiduos.doc


RESÍDUOS INDUSTRIAIS : PREPARAÇÃO PARA

FISCALIZAÇÕES E CERTIFICAÇÕES

 

 

JUSTIFICATIVA

- Nos últimos anos o gerenciamento de resíduos industriais tem transcendido o aspecto legal, cada vez mais exigente, para ocupar uma posição estratégica na

maioria das organizações. Associado diretamente à questão da sustentabilidade, o gerenciamento de resíduos hoje deve ser tratado como parte do processo produtivo, seja evitando-se sua geração ou se provendo o tratamento adequado, pois são claros seus benefícios de redução de custos e melhoria da imagem da empresa perante os clientes e a sociedade em geral.

- Neste aspecto, os profissionais da área precisam estar preparados para a fiscalização cada vem mais rígida, além conhecer as exigências dos processos de certificação.

 

OBJETIVOS

- Capacitar os participantes para verificação e adequação, via documental e operacional, de todas as etapas do sistema de gerenciamento de resíduos, desde a geração até a destinação / disposição final e da legislação imputada a esta atividade, minimizando assim a exposição da empresa a não-conformidades, perdas de certificações e multas.

 

 

PÚBLICO ALVO

- Gestores da área ambiental, de utilidades e “facilities” que tenham responsabilidades com os resíduos gerados pela empresa

- Técnicos atuantes na área ambiental que participem de processos de fiscalização ou certificação da empresa

 

DURAÇÃO, DATAS E HORÁRIOS

16 horas, nos dias 05 e 06/02/2019, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

 

LOCAL DO EVENTO

Empresarial Green Tower – Rua Demócrito de Souza Filho, 335, salas 1005/1006 - Madalena – Recife – PE. Solicite-nos informações de como chegar e onde estacionar

 

PROGRAMA

1.A Política Nacional de Resíduos Sólidos, seu decreto regulamentador e os resíduos perigosos;
2.Princípios Básicos do Direito Ambiental;
3.Etapas de Gerenciamento, os requisitos legais aplicáveis, boas práticas operacionais, controles operacionais e ferramentas:
4.Geração de resíduos: quantificação dos resíduos advindos do processo fabril e áreas suportes.
5.Classificação de resíduos: aprendendo a interpretar os laudos de classificação de resíduos perigosos, FISPQ e/ou MSDS, classificação segundo a instrução IBAMA 13, a resolução CONAMA 313/2002 e a NBR 10004/2004.
6.Acondicionamento : embalagens para transporte, embalagens homologadas e sua re utilização, identificação para armazenamento e transporte.
7.Logística interna: equipamentos, controles e indicadores.
8.Armazenamento de resíduos : adequação de Centrais de Resíduos Perigosos e Não Perigosos, controles de movimentação de resíduos.
9. Transporte externo : o que requerer dos transportadores, o que fornecer a cada embarque, documentos de transporte, responsabilidades sobre acidentes, o que deve constar em contrato, check lists de verificação de veículos, documentações do veículo e do motorista, sinalização do veículo, EPI’s e responsabilidade do expedidor.
10.Destinação e disposição final : có-responsabilidade em doações e destinações / disposições, auditoria de fornecedores, valorização de resíduos: atingindo as metas da PNRS, o que requerer de destinadores para contrato e rastreabilidade

11.Logística reversa de resíduos perigosos e as legislações imputadas na operação

 

INSTRUTORA

Marly Novaes - Bióloga, pós-graduada em Biotecnologia Ambiental com foco em tratamento de resíduos industriais . Atuou durante 20 anos na área ambiental de empresa multinacional de grande porte , englobando todos os aspectos do sistema de gestão, controle de emissões atmosféricas, resíduos, águas, gerenciamento de terras, produtos químicos e qualificação de fornecedores. Coordenou a implementação e manutenção do sistema de gestão ambiental de acordo com a Norma ISO 14001. Responsável pelo processo de avaliação de requisitos legais e envolvimento no planejamento estratégico ambiental e responsável técnica perante os órgãos de fiscalização ambiental. Atualmente presta serviço de consultoria ambiental, abrangendo gerenciamento, auditorias ambientais, avaliações de aspectos e impactos ambientais e de requisitos legais.

 

METODOLOGIA

Apresentação dialogada de slides, estudo de casos práticos e discussões.

 

INVESTIMENTO

Empresas (CNPJ) : R$ 490,00 (quatrocentos e noventa reais). Descontos para mais de uma inscrição de um mesmo CNPJ : 2 pessoas = 5%, 3 = 10%, 4 = 15% e 5 ou mais pessoas = 20%

Profissionais : destinado a pessoas físicas que desejam se capacitar por conta própria, sem contrapartida financeira de empresas ou que estão em disponibilidade no mercado : R$ 390,00 (trezentos e noventa reais).

Estudantes : para pessoas físicas que ainda estão na escola. Necessário comprovação de vínculo em instituição de ensino superior ou técnico. Não se aplica a estudantes de pós-graduação, cursos de línguas e extensões, profissionais graduados, etc. : R$ 290,00 (duzentos e noventa reais), limitado a 6 por turma.

- Inclui inscrição, material didático, coffee-breaks e certificado. Despesas de transporte, hospedagem e almoço correm por conta dos participantes. Nas proximidades do local do curso há diversas opções de restaurantes e lanchonetes

 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

Solicitar, preencher e enviar para o e-mail cursos@fabertech.srv.br o formulário de inscrição. Pagamentos  : pessoa jurídica – depósito bancário em até 30 dias após o curso; pessoa físíca – no primeiro dia do curso, à vista ou em até 4x no cartão (compatíveis com o sistema Cielo). Outras informações pelo e-mail acima ou pelos fones (81) 3127.1710 / 3082.4339 / 9.8712.5000 (WA).

 

TURMA “IN COMPANY”

Este curso também pode ser realizado para uma turma fechada em sua empresa. Consulte-nos para condições e valores aplicáveis.

 

PRÓXIMOS CURSOS

Acesse regularmente http://fabertech.srv.br/cursos  e mantenha-se atualizado sobre nossa programação.

 

“WHATSAPP”

Mande-nos mensagem em  (81) 9.8712.5000 e solicite inclusão em nossa lista de divulgação de eventos.